GÊNEROS LITERÁRIOS.

Gêneros literários

Em linhas gerais, os gêneros literários são o gênero lírico, épico e dramático.

O gênero lírico é formado por poemas de pouca extensão em que uma voz central (um Eu lírico ou Eu poético) se exprime (na lírica não há personagens nítidas). Nesse gênero, o autor cria um Eu lírico e escreve em versos. Verso é aquela coisa que muda linha antes que a página tenha terminado, segundo o escritor Umberto Eco.
gênero épico é formado por obras (em verso ou em prosa) de extensão maior, em que um narrador apresenta personagens envolvidas em situações e eventos.
As obras que pertencem ao gênero épico são as narrativas. Nos textos narrativos o narrador apresenta ao leitor um universo ficcional. Entre os textos ficcionais, os mais conhecidos são o conto, a novela e o romance. O conto seria o mais curto dos três, o romance o mais longo e a novela teria uma extensão intermediária.
O gênero dramático é formado por obras dialogadas em que as próprias personagens atuam, sem serem, em geral, apresentadas por um narrador. No teatro, o autor desaparece de cena, deixando as personagens viverem a ação e se comunicarem através do diálogo. Observe este diálogo entre Custódio e Ernesto, personagens da peça "Verso e Reverso", de José de Alencar:

FRAGMENTOS  DE CADA UM DOS GÊNEROS LITERÁRIOS.

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente. (...)
 
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
- Por que você está com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
- Deixe-me senhora.
- Que a deixe? Que a deixe por quê? Por que lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e o falarei sempre que me der na cabeça.
- Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? (...)  
CUSTÓDIO (cumprimentando) – Como tem passado? Que há de novo?
ERNESTO (ao ouvido) – Que não estou disposto a aturá-lo. (Sai.)
[ Custódio fica pasmo no meio da cena; cai o pano.] 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERBO:PRINCIPAL,COPULATIVO E AUXILIAR.

adijetivos