GENEROS LITERÁRIOS


Objetivo:

Mostra a definição dos gêneros Épico, lírico e dramático, suas origens e como foram usados pelos escritores e também suas principais características.

Pré-requisito:

Seguir a seqüência das lições.

GÊNEROS LITERÁRIOS

Os texto literários, por apresentarem certas características podem ser agrupados de acordo com estas. Por isso os gêneros literários podem ser definidos como conjunto de textos que apresentam uma determinada característica, estabelecida.
Embora seja um pouco difícil ter uma classificação precisa, porque um texto pode agrupar várias características de mais de um gênero, ou então um gênero pode evoluir e se transformar.

CLASSIFICAÇÃO:

A parti do século XVI, deu-se mais ênfase ao estudo especifico dos gêneros literários.Embora a origem deles tem por base a obra república, do filósofo grego, Platão (428 a.c – 347 a.c ).

Foi com Platão e também Aristóteles que surgiu a classificação dos gêneros literários em épico, lírico e dramático.

Para Platão, toda manifestação artística tem por base falsas situações, como se fossem imitações transitórias.

De Platão ate hoje, já surgiram outras definições dobre o estudo dos gêneros literários. Os gêneros literários podem ser definidos em três grandes grupos: épico, lírico e dramático.

GÊNERO ÉPICO ( NARRATIVO)

O gênero épico pode ser definido pelo seu aspecto narrativo e pela sua vinculação aos fatos históricos ou pelas realizações humanas, que são reveladas pelo artista como observados que mostra em sua obra o mundo exterior.É uma representação do mundo objetivo e da ação do homem, nas suas relações com a realidade.

Objetivo do épico é apresentar a totalidade dos objetos, ou seja, a retratação da realidade, com os aspectos, direções e acontecimentos que ela demonstra.

Aparece escrito tanto em prosa como em verso, predominando a forma narrativa. Suas formas principais: epopéia e diferentes tipos de romances.

Epopéia é um poema de longo fôlego, que abrange assuntos grandiosos e geralmente históricos. Suas estrutura é dividida em: proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. As epopéias mais destacadas são: Ilíada e Odisséia de Homero ( na Grécia ); Eneida, Virgilio (Itália); e os Lusíadas, de Luís de Camões (Portugal).

Os elementos encontrados na epopéia :

- na forma: prosa ou versos;
- no gênero: épico (narrativo)
- no ponto de vista: objetivo ou objeto-subjetivo.

Principais Formas

Em Versos:

Uma narrativa rimada.

Romance:

De origem medieval, forma poética que aborda historias tradicionais, narrativas de épocas antigas como novelas de cavalaria, de amor, de narrativas ou historias de guerras ou conquistas marítimas e viagem.

EX: Os Lusíadas, que retrata as aventuras ocorridas na viagem dos portugueses para o novo mundo.

Poema burlesco:

Este enfatiza o ridículo, satírico, irônico e o crônico. Esta forma foi bem usada pelos escritores em 1922, na semana da arte moderna.O objetivo era entrar em choque com a literatura comportada dos anos 20.

Poema Alegórico:

Fala de situações imaginarias que mostram sob simbólica, um pensamento.

Em Prosa:

- Romance:

Ao ouvir este termo, já se vem a mente, algo romântico, apaixonante. Na realidade romance, do latim “romanice”, de “Roma”. Uma língua vulgar, nascida do latim e falada em alguns países europeus após a queda do Império Romano.

A palavra romance significa um gênero narrativo voltado para a vida coletiva do homem.

As características do romance são a pluralidade:

- Da ação
- Do tempo
- Do espaço
- Dos personagens

Novela:

Esta se posiciona entre o conto e o romance. Na verdade é uma narração geralmente certa, com situações humanas fictícias, mas ordenadas e completos e que apresentam um fundo de verdade. Assim como no romance, a novela apresenta a pluralidade de tempo, espaço, ação e personagens.

É uma história onde logo no inicio já se pode ter uma compreensão dos fatos. Diferente do romance, onde é preciso ter, lido todos os capítulos para entender a história.

Conto:

É uma narrativa com fragmentos da realidade, de episódios breves, e cheios de ficção, pois pode apresentar dados exagerados e fatos apenas imaginados. Sua origem vem do folclórico e popular, algo que surgiu de base para a criação coletiva da linguagem.

Crônica

É um texto de pequeno porte e com o enredo relacionado a política, teatro e sociedade e a outros aspectos da vida cotidiana. Sua temática refere-se aos fatos do dia-a-dia. Sua característica é o humor, a leveza e a linguagem coloquial.

Em geral, as características do gênero épico são:

- Um ponto de vista objetivo

- Texto em prosa ou verso

- Narração objetiva dos fatos de outros personagens.

GÊNERO LÍRICO

O gênero lírico tem como característica e manifestação do eu artista. Onde o artista demonstra de maneira expressiva seus pensamentos e emoções, ou melhor, seu mundo interior. Uma característica marcante do texto lírico é a musicalidade, ou seja, a exploração da sonoridade. É predominantemente subjetivo, e sua origem que acompanhava os recitais de poesias.

Por envolver a musicalidade, a mensagem devia ter uma linguagem precisa, tendo cada palavra seu significado.

EX: Meu amor ensinou a ser simples
      Como um largo de igreja
      Onde não há nem um sino
      Nem um lápis
      Nem uma sensualidade

                                                                  (Oswaldo de Andrade)

Este texto em verso, é denominado poema. E o autor usou de diversas figuras para dar a idéia da simplicidade mostrou o “eu” do autor.

CARACTERÍSTICAS DO POEMA

Um poema possui os seguintes elementos:

- Versos: As que compõe o poema. Cada linha um verso.

- Estrofe: É a reunião dos versos, em blocos

- Ritmo: É o real conteúdo da poesia dado pela repetição mais ou menos regular da intensidade poesia

- Metro: É a divisão das sílabas. A medida vazia do sentido reproduzida pelo número regular de sílabas.

- Rima: É a regularidade sonora que pode estar tanto no meio como no final do verso, quando não há rima, chama-se verso branco.

GÊNERO DRAMÁTICO

O estudo do gênero dramático vem desde a antiguidade clássica. O primeiro teórico a usar os princípios deste gênero foi Aristóteles.

Até início do século XIX, dominava as teorias de Aristóteles, que dividia as peças teatrais em tragédias e comédia. O gênero dramático procura representar o conflito do homem com seu mundo.

De origem de ofícios religiosos, a tragédia mostravam os sentimentos nobres do homem, já a comédia mostrava os baixos e instintivos sentimentos.

O drama nasce da concepção de que a vida não é só comédia ou só tragédia, mas sim os dois ao mesmo tempo.

Na 1ª metade do século XX, o teatro passa a ser uma manifestação de acontecimento, a redescoberta do crítico e reflexão do mundo.

O objetivo dessa nova forma de teatro era fazer o espectador analisar e refletir sobre o mundo que o cerca. O teatro foi visto como um meio de comunicação, onde não só transmite, mas também recebe  e faz o ouvinte escutar e agir.

FORMAS DO GÊNERO DRAMÁTICO

Pode-se enumerar pelo menos 7 formas do gênero dramático:

- Farsa:

É um enredo onde há uma espontânea complicação e que mostra uma seqüência de cenas com pancadarias e corre-corre.

- Auto:

Esta em geral mostra ritos religiosos

EX: O auto da Compadecida, que já foi até feito em filme.

- Mágica:

Este contém o enredo cheio de personagens fantasiosos, e fadas e gnomos.

- Circo:

O enredo não está em palavras, mas a ação e apresentação dos personagens.

- Balé:

O enredo aparece através da musica e da expressão corporal.

EX: O lago dos cisnes

- Mímica:

Sem sonoridade, a concentração está nos recursos gestuais e faciais.

- Ópera:

Nesta peça teatral já ocorre a música. Apareceu no final do século XVI, na Itália, com objetivo de restaurar a tragédia clássica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERBO:PRINCIPAL,COPULATIVO E AUXILIAR.

adijetivos