INTRODUÇÃO À LITERATURA

INTRODUÇÃO À LITERATURA

1.1.ORIGEM:

A literatura está ligada a escrita, portanto sua origem se perde na noite dos tempos. Não há um único marco histórico do surgimento da escrita, já que os desenhos das cavernas são considerados escritos antigos. O hieróglifo é uma escrita do antigo Egito.

Desde que apareceu o ser humano, ele teve vontade de deixar resquícios de sua passagem pelo mundo. O homem sempre quis deixar sua marca para a posteridade, como é que ele fazia para caçar, mostrar seus feitos, seu heroísmo, sua força, dinamismo, coragem. Também quis mostrar como era o seu povo, os animais, o meio ambiente da época. Já estava-se definindo o que é literatura.

A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.

O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.

1.2.EVOLUÇÃO DO LIVRO:

Não resta dúvida que os livros mais antigos são as paredes das cavernas. Era o único lugar disponível em que o homem deixaria registrada a sua passagem pelo mundo.

Os textos mais antigos que existem são os que compõem "O livro dos Mortos". Eram escritos em papiro (uma planta) e guardados em potes de barros ou estojos de madeira.

O segundo material usado foi a argila na Mesopotâmia. Escrevia-se em placas de barro, de um lado e outro. Estas placas eram queimadas nos fornos. Estava pronto o livro.

Escreviam-se textos políticos, comerciais, religiosos numa escrita cuneiforme. A reunião destas placas formou bibliotecas. Foram encontradas bibliotecas com mais de 500 mil obras. Através destas placas ficamos sabendo da existência real da cidade de Nínive e do rei Assurbanipal no ano 650 a.C..Também descobrimos que houve um florescimento da literatura nessa cidade.

Na China a produção escrita aconteceu bem mais tarde. Eles usavam tábuas de madeira, escritas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mais tarde passaram a escrever em seda e no princípio do século II da era cristã, os chineses inventaram o papel.
Um outro modelo antigo era o uso de pergaminhos. Trata-se da retirada do couro do carneiro e depois de trabalhado, ele ficava como se fosse um magnífico papel. Este tipo de material ainda é usado hoje em diplomas do curso superior.

O livro evoluiu muito na idade média. Tudo era transmitido através dos livros. Gutemberg inventou a imprensa na idade média, imprimiu a primeira bíblia e o processo
de formação do livro atual estava pronto.

1.3.PROSA E POESIA:

Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro?
A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo.
A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático.

Com o surgimento do livro em placas de argila, começaram também as primeiras aulas. Tudo teria que ser decorado, pois não havia material onde escrever tudo e a toda hora. Nas casas-escolas, os alunos decoravam os poemas com os conhecimentos, números, gramática, filosofia, etc.

Com os livros de argila e o uso de poemas, poderiam-se transmitir muita coisa com pouco material. Estes livros ficavam nas bibliotecas, já que não se poderia carregar um livro de dez quilos pra lá e pra cá.

Prosa é a linguagem objetiva, usual, veículo natural do pensamento humano. A prosa pode ser escrita de diversas formas como: romances, crítica, novela, conto, etc.Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:
POEMA: Sobre a soleira da porta
da casa pegada à minha
vejo sentada, a vizinha
moça e bonita,que importa?
(Vicente de Carvalho)

PROSA:

Pero Vaz de Caminha tornou-se figura importante no descobrimento do Brasil por haver escrito uma carta ao rei D. Manuel relatando os acontecimentos ocorridos com a expedição desde a partida da Europa até o dia 1o. de maio de l500.

Temos muitas diferenças entre estes dois textos:
No primeiro temos:
1.Frases curtas;
2.Destaque para a beleza dos versos;
3.Uso de rimas: Porta x importa, minha x vizinha;
4.Uso de métrica - contagem de sílabas poéticas;
5.Texto escrito em forma de versos.

No segundo temos:
1.Frases longas, num só período;
2.Não há beleza no texto, somente a informação;
3.Texto objetivo: transmitir uma mensagem;
4.Não há métrica, nem rima, nem ritmo;
5.Texto escrito em forma de parágrafos.

1.4.POR QUE ESTUDAR LITERATURA:

A literatura é a continuação da língua. É a língua aperfeiçoada, instrumento de beleza. Quando vamos ao cinema, vamos nos divertir, relaxar, passar momentos de lazer e adquirir um mínimo de conhecimentos também. O mesmo acontece com a literatura, mas ela é bem mais do que isto. O que seria da história sem a literatura? E o seu filme preferido? E a sua novela? E o seu teatro? Estes trabalhos precisam primeiramente serem escritos e só depois transformados em outro tipo de arte.

Se não fosse a literatura, hoje seríamos todos ateus.Graças a Bíblia, que é um conjunto de obras literárias, hoje temos uma religião.

Se não fosse a literatura desconheciamos a existência das cidades de Nínive, Babilônia,Tróia e outras. Vários textos literários falam de um continente chamado Atlântida. Um dia a Arqueologia pode redescobri-lo. A Bíblia nos fala de duas cidades: Sodoma e Gomorra que ainda não foram encontradas.

Como é que sabemos dos usos e costumes dos povos antigos? Só através da literatura.

1.5.O QUE É LITERATURA:

Há várias definições para literatura:
a)É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas;
b)É saber usar a língua artísticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor;
c)Escrever um texto artísticamente e com beleza.

A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições, etc.

O que pensariam as pessoas do ano 3 mil sobre o mundo de hoje? Como é que eles imaginariam nossa existência? Comíamos o quê? Falávamos como? Andávamos nus? Fazíamos cocô em qualquer lugar? Havia assassinato, roubos,suicídios,estupros? Éramos amáveis com nossos irmãos? A literatura que fizermos hoje, mostrará a eles a nossa realidade.

Todos os países possuem e possuíram uma literatura. Assim temos a literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira.

Quem,por exemplo, já não ouviu falar em Romeu e Julieta, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rei Édipo, Os Três Mosqueteiros? Não teríamos nada disso se não fosse a literatura.

1.6.A LINGUAGEM LITERÁRIA E A NÃO LITERÁRIA:

A linguagem literária é bem diferente da linguagem não-literária. A linguagem literária
é bela, emotiva, sentimental, trazendo as figuras de linguagem como a metáfora, a metonímia, a inversão,etc. Apresenta o fantástico que precisa ser descoberto através de uma leitura atenta.

A linguagem não-literária é própria para a transmissão do conhecimento, da informação, no âmbito das necessidades da comunicação social. É a língua na sua função pragmática, empregada pela ciência, pela técnica, pelo jornalismo, pela conversação entre os falantes.

Podemos estabelecer o seguinte confronto entre as duas formas:

LINGUAGEM LITERÁRIA LINGUAGEM NÃO-LITERÁRIA
Intralinguística Extralinguística
ambígua claro-exata
conotação denotação
sugestão precisão
transfiguração da realidade realidade
subjetiva objetiva
ordem inversa ordem direta

1.8.GÊNEROS LITERÁRIOS:

O estudo dos gêneros literários preocupa-se em agrupar as diversas modalidades de expressão literária pelas suas características de forma e conteúdo. Cada gênero pressupõe uma técnica, um estilo, um modo de ser do artista. A classificação básica dos gêneros compreende: o lírico, o épico e o dramático.

A)Gênero Lírico - Na Grécia Antiga a poesia era declamada ao som da lira, daí a origem da palavra lírico. Pela tradição literária esse instrumento passou a simbolizar a poesia.

No gênero lírico predomina o sentimento, a emoção, a subjetividade, a expressão do EU. É a manifestação do mundo interior através de uma visão pessoal do mundo.

O tema lírico por excelência é o amor, os demais lhe são,de certa forma correlatos: a solidão, a angústia, a saudade, a tristeza.
A linguagem lírica prima pela elaboração artística, mostra-se densamente metafórica, explora a sonoridade e o arranjo das palavras.

O lirismo identifica-se com a própria poesia, mas pode ocorrer num romance, num filme, num quadro e em outras formas de arte.

b)Gênero Dramático - A palavra drama em grego significa ação. O gênero dramático abrange os textos em forma de diálogo destinados à encenação.

Os fatos não são narrados como num romance, posto que os autores assumem papel das personagens diante de um público que assim é envolvido com os acontecimentos.

Uma peça é uma obra literária enquanto texto destinado à leitura. Por outro lado, enquanto espetáculo teatral depende dos meios técnicos empregados na apresentação: imposição de voz, maquilagem, cenário, figurino, iluminação.

c)Gênero épico ou Narrativo - Ao gênero narrativo pertencem aqueles textos em que alguém narra uma história, procurando retratar o mundo exterior.

Na antiguidade a forma narrativa consagrada era a épica em que se faziam relatos de versos sobre as origens das nacionalidades, os acontecimentos históricos que mudaram o curso da humanidade. Os heróis épicos eram personagens históricas ou semideuses que se destacaram por excepcionais façanhas. Cumpre ressaltar as mais célebres epopéias: a
Ilíada e a Odisséia de Homero; a Eneida de Vergílio; Os Lusíadas de Camões.

As formas narrativas modernas resultam da evolução do gênero épico. São elas: o romance, o conto, a novela e a crônica. O romance e a novela apresentam uma estrutura de múltiplos conflitos, em que se caracteriza a pluralidade de ações. Em contrapartida, o conto gira em torno de um único conflito, decorre disso a unidade de ações. A crônica, nascida das colunas dos jornais, exploram fatos da atualidade.

1.8.QUADRO DAS ESTÉTICAS OU ESCOLAS LITERÁRIAS
PORTUGAL BRASIL
TROVADORISMO (1189-98/1418)
HUMANISMO (1418-1857)
CLASSICISMO(1524-1580) QUINHENTISMO(1500-1600)
a)Literatura Catequista
b)Literatura Informativa
BARROCO (1580-1756) BARROCO(1601-1768)
ARCADISMO(1756-1825) ARCADISMO (1786-1836)
ROMANTISMO(1825-1865) ROMANTISMO (1836-1881)
Indianismo
REALISMO(1865-1890) REALISMO(1881-1893)
Naturalismo-Parnasianismo Naturalismo-Parnasianismo
SIMBOLISMO(1890-1915) SIMBOLISMO(1893-1902)
PRÉ-MODERNISMO(1902-1922)
MODERNISMO(1915 até o momento) Modernismo(1922 até momento)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERBO:PRINCIPAL,COPULATIVO E AUXILIAR.

adijetivos