TEMPOS E MODOS VERBAIS E ALGUNS VERBOS

Os tempos verbais podem ser caracterizados como primitivos ou derivados.
Os tempos verbais primitivos pertencem ao modo indicativo. São eles:
1. Presente
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Pessoal
Eu falo Eu como Eu cumpro O
Tu falas Tu comes Tu cumpres S
Ele Fala Ele come Ele cumpre -
Nós falamos Nós comemos Nós cumprimos MOS
Vós Falais Vós comeis Vós Cumpris IS
Eles Falam Eles comem Eles Cumprem M
2. Pretérito Perfeito
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Pessoal
Eu falei Eu comi Eu cumpri I
Tu falaste Tu comeste Tu cumpriste STE
Ele Falou Ele comeu Ele cumpriu U
Nós falamos Nós comemos Nós cumprimos MOS
Vós Falastes Vós comestes Vós Cumpristes STES
Eles Falaram Eles comeram Eles Cumpriram RAM
3. Infinitivo Impessoal
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Pessoal
Os tempos verbais derivados dividem-se em
1. Derivados do Presente
Presente do Subjuntivo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Des. Temp. 1ª conj. Des. Temp. 2ª e 3ª conj. Desinência pessoal
Eu Fale Eu coma Eu cumpra E A Ø
Tu Fales Tu comas Tu cumpras E A S
Ele Fale Ele coma Ele cumpra E A Ø
Nós falemos Nós comamos Nós cumpramos E A MOS
Vós Faleis Vós comais Vós Cumprais E A IS
Eles Falem Eles comam Eles Cumpram E A M
Imperativo Afirmativo

Imperativo Negativo

2. Derivados do Pretérito Perfeito do Indicativo

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência temporal Desinência Pessoal
Eu falara Eu comera Eu cumprira RA Ø
Tu falaras Tu comeras Tu cumpriras RA s
Ele Falara Ele comera Ele cumprira RA Ø
Nós faláramos Nós comêramos Nós cumpríramos RA mos
Vós Falareis Vós comereis Vós Cumprireis RE is
Eles Falaram Eles comeram Eles Cumpriram RA m
Pretérito imperfeito do subjuntivo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal
Eu falasse Eu comesse Eu cumprisse SSE Ø
Tu falasses Tu comesses Tu cumprisses SSE s
Ele Falasse Ele comesse Ele cumprisse SSE Ø
Nós falássemos Nós comêssemos Nós cumpríssemos SSE mos
Vós Falásseis Vós comêsseis Vós Cumprísseis SSE is
Eles Falassem Eles comessem Eles Cumprissem SSE m
Futuro do Subjuntivo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal
Eu falar Eu comer Eu cumprir R Ø
Tu falares Tu comeres Tu cumprires R es
Ele Falar Ele comer Ele cumprir R Ø
Nós falarmos Nós comermos Nós cumprirmos R mos
Vós Falardes Vós comerdes Vós Cumprirdes R des
Eles Falarem Eles comerem Eles Cumprirem R em
3. Derivados do Infinitivo Impessoal

Futuro do presente do indicativo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal
Eu falarei Eu comerei Eu cumprirei RE i
Tu falarás Tu comerás Tu cumprirás RA s
Ele Falará Ele comerá Ele cumprirá RA Ø
Nós falaremos Nós comeremos Nós cumpriremos RE mos
Vós Falareis Vós comereis Vós Cumprireis RE is
Eles Falarão Eles comerão Eles Cumprirão RA o
Futuro do pretérito do indicativo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal
Eu falaria Eu comeria Eu cumpriria RIA Ø
Tu falarias Tu comerias Tu cumpririas RIA s
Ele Falaria Ele comeria Ele cumpriria RIA Ø
Nós falaríamos Nós comeríamos Nós cumpriríamos RIA mos
Vós Falaríeis Vós comerí­eis Vós Cumprirí­eis RIE is
Eles Falariam Eles comeriam Eles Cumpririam RIA m
Pretérito Imperfeito do indicativo
1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Des. Temp 1ª conj. Des.Temp 2ª conj. Desinência Pessoal
Eu falava Eu comia Eu cumpria VA IA Ø
Tu falavas Tu comias Tu cumprias VA IA s
Ele Falava Ele comia Ele cumpria VA IA Ø
Nós falávamos Nós comíamos Nós cumpríamos VA IA mos
Vós Faláveis Vós comí­eis Vós Cumprí­eis VE IE is

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERBO:PRINCIPAL,COPULATIVO E AUXILIAR.

adijetivos